Em torno de Cuba: O Visto B1 B2 para Viagens aos Estados Unidos

ÍNDICE:

  • Qual visto preciso para viajar para os Estados Unidos se estive em Cuba?

  • O que é a lista de países patrocinadores do terrorismo?

  • Posso solicitar um ESTA após visitar Cuba?

  • O que aconteceria se, após uma aprovação do ESTA, decidíssemos viajar para Cuba?

  • Quais opções além do VWP existem para viajar para os Estados Unidos?

No constante fluxo da experiência migratória, aqueles que visitaram Cuba e agora contemplam a possibilidade de se dirigir aos Estados Unidos enfrentam desafios migratórios específicos. Neste artigo, abordaremos detalhadamente os aspectos cruciais que os potenciais viajantes para o território americano devem considerar, incluindo a opção de ter que solicitar um visto B1 B2 para viajar para os Estados Unidos.

Qual visto preciso para viajar para os Estados Unidos se estive em Cuba?

Após viajar por Cuba, os viajantes que desejam entrar nos Estados Unidos devem considerar a necessidade de obter um visto B1/B2 de visitante. Este visto é projetado para pessoas que planejam viajar para os Estados Unidos com fins turísticos.

O Departamento de Estado dos EUA designou Cuba como um Estado Patrocinador do Terrorismo (SST) em 12 de janeiro de 2021. Esta designação tem implicações para os viajantes dos países que fazem parte do Programa de Isenção de Visto (VWP).

 

 

O que é a lista de países patrocinadores do terrorismo?

A lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo internacional dos Estados Unidos foi estabelecida em dezembro de 1979 para identificar nações que fornecem suporte a atos terroristas.

Esta designação é feita de acordo com leis específicas como a seção 1754(c) da Lei de Autorização de Defesa Nacional para o Ano Fiscal de 2019, a seção 40 da Lei de Controle de Exportação de Armas e a seção 620ª da Lei de Assistência Externa de 1961 dos Estados Unidos. As sanções resultantes incluem restrições em imigração, proibições de exportações de defesa e outras medidas financeiras e comerciais.

Além de Cuba, atualmente há mais três países designados sob estas autoridades: a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), Irã e Síria.

Posso solicitar um ESTA após visitar Cuba?

Portanto, de acordo com as últimas modificações em 2021, aqueles que visitaram Cuba em ou após essa data não são elegíveis para utilizar o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) sob o VWP. Em vez disso, deverão solicitar um visto de visitante B1/B2 para entrar nos Estados Unidos.

Pessoas com dupla nacionalidade que possuem cidadania tanto em um país do VWP quanto em Cuba também não são elegíveis para viajar sob o VWP usando um ESTA. Estas pessoas deverão seguir o processo tradicional de solicitação de visto B1/B2.

 

 

O que aconteceria se, após uma aprovação do ESTA, decidíssemos viajar para Cuba?

No caso hipotético de se viajar para Cuba após ter um ESTA aprovado, essa autorização seria passível de cancelamento, o qual seria notificado.

Quais opções além do VWP existem para viajar para os EUA?

Embora a falta de elegibilidade para solicitar o ESTA possa parecer um obstáculo, isso não impede que as pessoas viajem para os Estados Unidos. Aqueles que não são elegíveis sob o VWP podem solicitar um visto B1/B2 em qualquer embaixada ou consulado dos EUA para utilizar em suas viagens.

Para obter informações adicionais sobre a elegibilidade para viajar para os Estados Unidos sob o Programa de Isenção de Visto ou obter um visto para os Estados Unidos, um gestor da Visados Empresas o aconselhará no processo.

Se você precisa de mais informações sobre qualquer procedimento migratório, qual visto corresponde ou qual pode ser sua melhor opção, na Visados Empresas ficaremos felizes em ajudá-lo com a gestão.

Para qualquer consulta adicional sobre vistos, não hesite em entrar em contato conosco no telefone +55 11 98107-2902 ou por e-mail em contato@brasil.visadosempresas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *